Escultura de Jorge Amado é nova atração turística em Ilhéus
“Em Ilhéus, Jorge Amado sempre se sentiu em casa”. Com estas palavras, a neta do escritor, Maria João Amado, resumiu a importância da nova homenagem que o município de Ilhéus e o Governo do Estado, por meio da Bahiagás, prestaram a Jorge Amado com a inauguração de uma escultura dele, no início da noite da última quinta-feira, dia 13. A escultura, produzida pelo artista plástico Tati Moreno, foi instalada em frente à Casa de Cultura Jorge Amado, centro de Ilhéus, e tem tudo para se transformar numa nova atração turística da cidade, uma vez que está em espaço aberto, no calçadão, podendo ser tocada e utilizada como cenário para fotografias de ilheenses e visitantes.
Ao ato de inauguração, que teve como anfitriões o prefeito Jabes Ribeiro e a primeira dama Adryana Ribeiro, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães , o secretário de Cultura, Paulo Atto, e Maria João Amado (representando a família do escritor), compareceram o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), o autor da obra, Tati Moreno, vereadores, autoridades, artistas e intelectuais, a exemplo de representantes da Academia de Letras de Ilhéus e da Academia de Letras de Brasília, além de populares que admiram a obra de Jorge Amado. Na solenidade, o prefeito Jabes Ribeiro agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiagás, e parabenizou o município de Ilhéus pelo grande presente que recebeu com a escultura ali inaugurada.
CULTURA E TURISMO – O secretário Paulo Atto, além de destacar a importância da escultura, informou que está em andamento o processo de requalificação da Casa de Cultura Jorge Amado, projeto que ele colocou como marco inicial da recuperação de todos os equipamentos culturais de Ilhéus, encontrados em estado de degradação pela atual gestão municipal. E, para ressaltar a importância de Jorge Amado para o município ilheense, informou que a Casa de Cultura, que funciona na antiga casa da família Amado, é o equipamento cultural mais visitado da cidade, com o registro de mais de 35 visitantes por ano.
O presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, lembrou que logo após a inauguração do monumento instalado no Rio Vermelho (em Salvador), no qual estão representados Jorge Amado, sua esposa Zélia Gattai, e o cachorro da família, Fadul, convidou Tati Moreno a produzir uma outra peça, desta vez para ser colocada em Ilhéus. E salientou a importância da contribuição da Bahiagás para a cultura baiana a tomar a iniciativa de homenagear Jorge Amado e Ilhéus, cidade com profundas ligações com a vida do escritor e retratada em muitos dos seus livros.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, aquela solenidade lhe trouxe muitas lembranças do escritor, especialmente quando Jorge Amado e Zélia visitaram a Casa de Cultura, durante a inauguração, e das conversas que teve com ele, na casa do Rio Vermelho, em Salvador. “Jorge, devido à sua importância, era um cidadão do mundo, mas nós, ilheenses, temos consciência de sua presença em nossas ruas e na nossa história, daí sermos muito gratos pelo presente que agora recebemos. É preciso destacar que atos em favor do resgate da cultura, como este, não têm peso apenas cultural, mas também são fundamentais para a nossa economia ao estimular o turismo e, como conseqüência, movimentar o comércio e os setores produtivos de Ilhéus”.
INTERATIVIDADE - Mostrando-se emocionado durante a solenidade, o artista plástico Tati Moreno falou sobre o prazer que foi produzir a escultura, feita em resina poliéster e que retrata Jorge Amado vestido de paletó, gravata, usando uma boina e portando uma bengala. Mais contente ficou ao saber que a peça seria colocada em plena rua, permitindo a interatividade com o público, o que combina muito com a simplicidade e a alegria que o escritor sempre demonstrou no contato com as pessoas de modo geral. “Quando tive a honra de ser convidado por Davidson para produzir esta peça, fiz uma pesquisa num livro de fotografias publicado por Zélia e encontrei esta, que o retrata numa pose casual e descontraída. Acho que ela serve muito bem para esta homenagem, justíssima, feita a Jorge, em Ilhéus”.
Antes do ato inaugural da escultura, houve uma apresentação do grupo Associação de Capoeira Liberdade, com o mestre Gordo e seus alunos, com capoeira, maculelê e samba de roda. Impressionados com a figura de Jorge Amado, muitos dos meninos e adolescentes fizeram questão se ser fotografados ao lado da estátua, antecipando o que deve acontecer com visitantes e ilheenses de agora em diante.